<
Ajudando seu alcance nos meios de comunição
Home | Lançamentos | RSS Sources Select News RSS Feed | SOURCES Calendário  


Sources

(portal para jornalistas e escritores)

 

Sources é um portal informativo para jornalistas, escritores autônomos, editores, autores e pesquisadores que se concentram especialmente no princípio humano: especialistas e porta-vozes que estejam preparados para responder a perguntas de repórteres ou queiram se colocar à disposição para entrevistas ao vivo.

O website Sources, www.sources.com, foi construído levando-se em conta um índice de temas de vocabulário específico, abrangendo mais de 20.000 tópicos. O índice de temas apoia-se em um sistema de “Busca Inteligente ”, o qual auxilia repórteres a se concentrarem em suas pesquisas através da sugestão de termos adicionais relacionados aos termos de sua pesquisa primária. Por exemplo: uma pesquisa por “câncer ” sugerirá termos como “quimioterapia ”, “melanoma ”, “oncologia ”, “radioterapia ”, “doenças relacionadas ao tabaco ” e “tumores ”, bem como tópicos que realmente contenham a palavra “câncer ”.

Cada referência sobre o assunto liga, por sua vez, a um especialista ou porta-voz sobre aquele assunto, com perfis descrevendo sua especialidade e, quando pertinente, sua abordagem da questão, bem como seu telefone e outros formas de contato para maiores informações. Sources inclui, ainda, listagens de universidades e institutos, organizações sem fins lucrativos e Organizações não Governamentais, entidades do setor público e governamental, e particulares, incluindo-se acadêmicos, oradores e consultores.

O índice de temas e os menus de busca estão sendo traduzidos para o francês, espanhol e alemão a fim de transformar o Sources em um site com recursos internacionais.

Estabelecido no Canadá, Sources foi fundado em 1977 como um manual de impressão para repórteres, editores e roteiristas. Foi publicado, primeiramente, como um suplemento da revista Content, uma influente e controversa revista sobre crítica jornalística. Content, fundada por Dick MacDonald, em 1970, e publicada por Barrie Zwicker após a morte de MacDonald ’s, em 1974, frequentemente repreendeu jornalistas por acreditar sempre no mesmo pequeno grupo de fontes representando os mesmos pontos de vista controversos para suas matérias. Zwicker e MacDonald argumentavam na Content e no seu livro “The News: Inside the Canadian Media ”1 que havia uma “terrível mesmice ” na cobertura de muitas questões importantes feitas pela mídia, e um afastamento de outras perspectivas e fontes de informação de valor inestimável.

Zwicker decidiu fazer algo com relação ao problema e, no verão de 1977, Content publicou seu primeiro manual de edição chamado SOURCES. Conhecido como “Um Guia de Contatos para Editores e Repórteres no Canadá ”, Sources listava “oficiais do serviço secreto, relações públicas, ligações da mídia e agentes de causas públicas, e outros grupos para contato, associações, federações, uniões, sociedades, instituições, fundações, indústrias e companhias e, ainda, conselhos, entidades, departamentos, ministérios públicos municipais, estaduais e federais. ”2

Ao explicar a lógica por trás do Sources, Zwicker diz que “é um cliché quando se diz que toda história tem dois lados. Um cliché falso. Muitas possuem diversos. O desafio do repórter é descobrir todos eles. Sources pode ajudar. ”3 Desde o início, Zwicker concebeu o Sources como um serviço de utilizade pública, bem como uma ferramenta para jornalistas. Ele diz que o Sources deverá “auxiliar no fomento de um sistema de informação justa. Recursos de comunicação equivalem a outras necessidades básicas – abrigo, alimentação, plano de saúde, por exemplo. Todos deveriam ter acesso razoável a tudo isso. ”4 Entretanto, ele diz “tentamos fornecer uma diversidade verdadeira: acesso de pessoas a organizações, grandes e pequenas, para fins lucrativos ou não, de baixa tecnologia à alta, consolidada ou recém aberta.”5

Zwicker disse aos usuários que “no Sources vocês vão encontrar informações tanto predominantes como alternativas. Alguns podem considerar informações alternativas unilaterais, com uma qualidade inferior e não tão confiáveis. Aqui no Sources ‘alternativo’ possui uma conotação diferente, considerado como autêntica e substancial, embora normalmente com menor acessibilidade. As surpresas, as notas chocantes os lampejos de percepção, as ‘estranhezas’, as pérolas de sabedoria, o clamor ardente, a vanguarda, notícias do dia seguinte, as profecias, as que não foram filtradas, as excitantes, as silenciadas, as memoráveis, as excêntricas, as muito bem pensadas, as proibidas em companhias educadas, as escandalosas, as sem censura... estas são as que a mídia ‘alternativa’ oferece. Além disso, incluiremos as alternativas com Sources. A filosofia do Sources’ é a distribuição da informação sem rodeios, capacitada por uma tecnologia de fácil utilização. A hipótese é que há uma fração significativa de canadenses que deseja utilizar e se beneficiar de tal recurso informativo, e expandir sua pesquisa para se encontrar soluções, além de aprofundar sua compreensão, mais do que trocar o conhecimento convencional (mesmo que já um tanto apimentado) uns com os outros.”6

Alguns anos depois, Sources tornou-se tão grande que não conseguia mais ajustar-se ao Content (o diretório para impressão cresceu em demasia, chegando a mais de 500 páginas) e, em 1981, tornou-se uma publicação independente. No final das contas, Content terminou, mas Zwicker dedicava sempre um editorial importante no Sources a fim de cobrir tópicos de interesse dos jornalistas, abrangendo itens práticos como gramática, estilo, verificação de fatos, foto-jornalismo, direitos autorais, taxas e publicações próprias, como também artigos de destaque no mundo do jornalismo e da mídia e crítica literária. A partir dos anos 90, Sources começou a publicar artigos com destaque sobre pesquisa online, em especial o artigo regular chamado ‘Dean’s Digital World’7, produzido pelo expert em informática Dean Tudor.

Sources ingressou na Internet em 1995 e, desde então, expande seu portal online, o qual continua a publicar uma versão para impressão do diretório, antes de mais nada para o benefício de freelancers que o utilizam como uma fonte de ideias para suas histórias, mas que já é um recurso estabelecido na rede.

O site da Internet Sources inclui não somente o seu próprio diretório, mas um diretório governamental em separado, Parliamentary Names & Numbers; um diretório de mídia, Media names & Numbers; e The Sources HotLink (www.hotlink.ca), o qual traz artigos sobre as relações da mídia e do público. Também há no site Fame and Fortune, um diretório de premiações, recompensas e bolsas de estudo disponível para escritores e jornalistas, e um portal ligado ao arquivo online da Connexions Information Sharing Services, uma biblioteca de documentos relacionados com alternativas e justiça social.

O site também hospeda Sources Select Resources,8 uma enorme biblioteca de artigos e críticas sobre jornalismo e mídia, cobrindo um período de mais de 30 anos.

Enquanto a maioria do conteúdo editorial concentrou-se nos pequenos e importantes detalhes da escrita, edição e pesquisa, Sources também publicou artigos regularmente que lançaram controvérsia sobre assuntos tais como censura e influência da mídia. Uma campanha feita por Zwicker e outros desafiaram a ética de jornalistas que aceitavam presentes das pessoas que tinham de cobrir. Essa campanha, na verdade, levou editores gerais canadenses a concordar entre si para que seus jornais não aceitassem bilhetes gratuitos de agências de viagens, estadias em resorts e hotéis.

Uma série de artigos escrita por Zwicker sobre “War, Peace, and the Media”9 (mais tarde recolhida e publicada como um livreto) provocou um furor dos leitores angustiados por sua crítica de como a mídia cobre a política estrangeira dos E.U.A. Como Zwicker coloca a questão em sua carta do editor, a “reação vai do alto enaltecimento à furiosa denúncia”. O jornal Toronto Sun dedicou três histórias à série. A colunista Claire Hoy ficou “tremendo de ódio”, o editor Peter Worthington sentiu-se “ultrajado” e um importante editorial denunciou Zwicker.

Outros artigos bastante controversos, incluindo-se um escrito por Wendy Cukier sobre a batalha das relações públicas que envolve a proposta da legislação de controle de armas, que provocou a ira do lobby armamentício.10 Ulli Diemer, sucessor de Zwicker como editor em 1999, foi atacado pelo Fraser Institute por conta de seu artigo “Ten Health Care Myths: Understanding Canada’s Medicare Debate”, no qual argumenta que oponentes do serviço público de saúde estavam difundindo informações falsas programadas para enganar e amedrontar o público.11

Mantendo seu pensamento de encorajar uma grande quantidade de pontos de vista na mídia, Sources adicionou recursos extra no decorrer do tempo para auxiliar organizações e pessoas físicas na árdua batalha de serem ouvidas. Esses recursos incluem um calendário de eventos aberto à mídia12 e um serviço de notícias que os membros do Sources podem utilizar para distribuir seus relatos e comunicados via postagem online e RSS. can use to distribute their statements and communiques via online posting and RSS. As notícias também são indexadas por assunto e integradas na estrutura geral de busca por informação no site do Sources.

 


Notas

1. MacDonald, Dick; Zwicker, Barrie. The News: Inside the Canadian Media. Deneau. 1982. ISBN 0888790538

2. Sources: A Directory of Contacts for Editors and Reporters in Canada. Content. 1977. ISSN: 0045-835X

3. Sources 50. 2002. ISSN: 1198-7171X. ISBN: 0-920299-55-5

4, 5, 6. Sources 36. 1995. ISSN: 1198-7871X. ISBN: 0-920299-24-5

7. Dean’s Digital World - www.sources.com/SSR/DeansDigital.htm

8. Sources Select Resources – http://www.sources.com/SSR.htm

9. Zwicker, Barrie. War, Peace and the Media. Sources. 1983, 1985

10. Cukier, Wendy. “Anatomy of the Gun Control Debate”. Sources. 1996 - www.sources.com/SSR/Docs/PNN5-1-GunControl.htm

11. Diemer, Ulli. “Ten Health Care Myths: Understanding Canada’s Medicare Debate”. Sources. 1995. - www.diemer.ca/Docs/Diemer-TenHealthCareMyths.htm

12. Sources Calendar - http://calendar.sources.com
 


Referências
Basch, Reva. Secrets of the Super Net Searchers: The Reflections, Revelations, and Hard-won Wisdom of 35 of the World’s Top Internet Researchers. Pemberton Press. 1996. ISBN 0-910965-22-6

Berkman, Robert. The Skeptical Business Searcher: The Information Advisor’s Guide to Evaluating Web Data, Sites and Sources. Information Today, 2004. ISBN 0-910965-66-8

Bonner, Allan. Media Relations. Briston House. 2003. ISBN 1-894921-00-3

Carney, William Wray. In the News The Practice of Media Relations in Canada. University of Alberta Press, 2002. ISBN 0-88864-382-9

Comber, Mary Anne; Mayne, Robert S. The Newsmongers: How The Media Distort the Political News. 1987. McClelland & Stewart

Cormack, Paul G.; Shewchuk, Murphy (eds.) The Canadian Writers’ Guide. 13th Edition. Canadian Authors Association. Fitzhenry & Whiteside, 2003. ISBN 1-55041-740-1

Hackett, Robert A.; Gruneau, Richard. The Missing News: Filters and Blind Spots in Canada’s Press. Newswatch Canada. Canadian Centre for Policy Alternatives & Garamond Press, 2000

Hackett, Robert A. News and Dissent: The Press and The Politics of Peace in Canada. 1993. Ablex.

Hackett, Robert A.; Zhao, Yuezhi. Sustaining Democracy? Journalism and the Politics of Objectivity. Garamond Press. 1998. ISBN 1-55193-013-7

Kashmeri, Zuhair. The Gulf Within: Canadian Arabs, Racism, & The Gulf War. James Lorimer. 1991

MacDonald, Dick; Zwicker, Barrie. The News: Inside the Canadian Media. Deneau. 1982. ISBN 0888790538

Mann, Thomas. The Oxford Guide to Library Research. Oxford University Press. 1998. ISBN 0-19-512313-1

Manson, Katherine; Hackett, Robert; Winter, James; Gutstein, Donald; Gruneau, Richard (eds.) Blindspots in the News? Project Censored Canada Yearbook. Project Censored Canada. 1995.

McGuire, Mary; Stilborne, Linda; McAdams, Melinda; Hyatt, Laurel. The Internet Handbook for Writers, Researchers, and Journalists. Trifolium Books. 1997, 2002. ISBN 1-895579-17-1

Miljan, Lydia; Cooper, Barry Cooper. Hidden Agendas: How Journalists Influence the News. University of British Columbia Press. 2003. ISBN: 00774810203

Miller, John. Yesterday’s News: Why Canada’s Daily Newspapers are Failing Us. Fernwood Publishing, 1999

Ouston, Rick. Getting the Goods: Information in B.C.: How to Find It, How to Use It. New Star Books, 1990

Patriquin, Larry. Inventing Tax Rage: Misinformation in the National Post. Fernwood Publishing 2004. ISBN 1-55266-146-6

Soderlund, Walter C.; Hildebrandt, Kai (eds.) Canadian Newspaper Ownership in the Era of Convergence: Rediscovering Social Responsibility. University of Alberta Press. 2005, ISBN 0-88864-439-6

Tudor, Dean. Finding Answers: Approaches to Gathering Information. McClelland & Stewart Inc., Toronto. 1993.

Ward, Stephen J.A. The Invention of Journalism Ethics: The Path to Objectivity and Beyond. McGill-Queen’s University Press. 2004. ISBN 0-7735-2810-5

Winter, James. Media Think. Black Rose Books. 2002. ISBN 1-55164-054-6

Zwicker, Barrie. War, Peace and the Media. Sources. 1983, 1985
 


Outros links

Sources – www.sources.com

Sources Select Resources – www.sources.com/SSR.htm

Sources Select News – www.sources.com/News.htm

Sources Calendar - http://calendar.sources.com

Fame & Fortune - www.sources.com/Fandf/Index.html

The Sources HotLink – www.hotlink.ca

Connexions Information Sharing Services – www.connexions.org

Article translated by: Manoel Fernández Neto (May, 11th, 2010)

 
 

Related Articles and Resources
Also available in - Arabic
Also available in - Chinese
Also available in - Danish
Also available in - English
Also available in - Farsi
Also available in - French
Also available in - German
Also available in - Korean - Korean
Also available in - Spanish
Also available in - Swedish